O Instituto de Geociências da UFRJ é composto pelos departamentos de Geografia, Geologia e Meteorologia e pelo Museu da Geodiversidade.

As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos do IGEO buscam a excelência na produção do conhecimento, com uma formação voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de observação e indagação, integrando alunos, docentes e técnicos.

Ao longo dos últimos anos, o IGEO tem procurado dar suporte ao fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação, assim como das ações de extensão, ampliando e melhorando a infraestrutura e os espaços de convivência e de produção técnico-científica. Com isso, busca contribuir para a continuidade da produção do conhecimento genuíno, para o estabelecimento de novas pontes entre os diversos campos de pesquisa, ensino e extensão, assim como para a democratização do saber produzido na universidade.

No processo mais recente de revitalização dos espaços da unidade, a valorização do seu potencial transformador constitui um dos principais focos. Acreditamos que é possível preservar a busca do saber abrangente, e estar atentos e sensíveis às demandas da sociedade, através do estudo das próprias realidades sociais e ambientais.

Com o amplo leque de temas geográficos, geológicos e meteorológicos trabalhados pelos laboratórios e grupos de pesquisa do IGEO, fundamentais para a apreensão da dinâmica da Terra e das sociedades, em suas diversas conexões e escalas de tempo e espaço, procuramos enfatizar, neste ano de comemoração dos 50 anos do IGEO, a necessidade de refletirmos sobre o nosso papel frente aos desafios que envolvem a educação, a formação humana e profissional e a evolução – passado, presente e  futuro – dos sistemas ambientais e da humanidade.

GEO 50

Geo 50 é um conjunto de ações e eventos comemorativos aos 50 anos do Instituto de Geociências da UFRJ, iniciadas no mês de março e previstas para ocorrerem ao longo de todo o ano de 2017, que buscam trazer à reflexão temas importantes da sociedade contemporânea.

As ações propostas compreendem (Geo)Encontros, (Geo)Roteiros, Geo(exposições), Momentos (Geo)Culturais, Oficinas e outras atividades, que vêm sendo planejadas e conduzidas pelo corpo docente, técnico e discente da unidade.

Venha fazer parte dessa comemoração!

Acesse a programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *