IV Encontro de Extensão, Ensino e Pesquisa do Instituto de Geociências da UFRJ

Confira aqui a programação de 13/03/2017 à 17/03/2017

Dia 13 de Março – Segunda-feira
GeoEncontro:
ANTROPOCENO

13h e 30min:Mesa Redonda José Augusto Pádua (UFRJ), Ricardo Hirata (USP) e Caio Augusto Coelho (CPTEC-INPE)
15h: Debates
15h e 45min: Abertura do IGEO 50 anos com a presença de docentes, discentes e técnicos(as) do IGEO/UFRJ e convidados(as).
Local: CCMN, Centro Cultural Professor Horário Macedo (Auditório Roxinho)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

Dia 14 de Março – Terça-feira
Minicurso:
Google Earth como Apoio a Novas Práticas em Sala de Aula

Ministrante: Doutorando Philippe Valente (Grupo Espaço de Sensoriamento Remoto, Departamento de Geografia – IGEO/UFRJ)
Horário: 08:00 às 17:00
Vagas: 30
Local: IGEO/UFRJ, Depto. de Geografia, Laboratório Geotec, bloco I, térreo, sala I1-003
Clique aqui para fazer sua inscrição.

O minicurso constitui uma versão compacta de um curso realizado no IGEO em 2016, voltado à iniciação e/ou atualização de professores e licenciandos no uso de ferramentas do Google Earth em atividades práticas com alunos, tratando de diversos temas ambientais. O uso destas ferramentas exerce grande atração em estudantes de Ensino Médio e Fundamental, porém nem sempre os professores estão treinados no seu manuseio.

Oficina:
Stop Motion para se Manter em Movimento – Monstro do Pântano

Ministrantes: Guilherme Mattos, João Guilherme Casimiro e Ryan Campos (Núcleo de Estudos do
Quaternário & Tecnógeno – NEQUAT, Departamento de Geografia – IGEO/UFRJ)
Vagas: 10
Horário: 13:00 às 17:30
Local: IGEO/UFRJ, bloco H, térreo, sala H1-006
Inscrições Encerradas!

Um cientista luta contra as corporações que poluem um pântano em Louisiana (EUA), e logo após desenvolver uma fórmula que consegue biodegradar a poluição, seu laboratório sofre um atentado e ele cai envolto em chamas dentro do pântano, junto com a fórmula recém-descoberta. Dias depois emerge das águas um ser humanoide, que é chamado de Monstro do Pântano. Esse ser é o cientista, que busca meios de recuperar sua humanidade, até ser capturado e levado para pesquisas. Após se libertar do cativeiro, ele descobre que não é mais o cientista que morreu na explosão, e sim a vegetação do pântano que absorveu as memórias do cientista através da fórmula que ele desenvolveu. Ao entender seu lugar no mundo, o Monstro do Pântano passa a atuar ao lado dos seus semelhantes contra qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.
Utilizando a história do Monstro do Pântano, a oficina inicia um processo de produção coletiva de uma pequena animação, em stop motion. Tem caráter prático, e ao introduzir os princípios básicos da animação através da experiência, permite que o participante seja “mordido” pelo bichinho da animação. A partir daí o céu não é o limite!

Oficina:
Trabalho de Campo em Geografia com Uso de Novas Tecnologias

Ministrante: Profs. Eduardo Maia e Marcus Vinícius Alves de Carvalho (Depto. de Geografia), Discente Gilson Ribeiro da Silva e Discente Gabriella Ferreira da Silva.
Vagas: 30
Horários: 13:30 às 18:00 (trabalho de campo) e 18:30 às 21:00h (laboratório)
Local: IGEO/UFRJ, Depto. de Geografia, Laboratório Geotec, bloco I, térreo, sala I1-003 (2ª parte – noite)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

A oficina tem por objetivo apresentar aos professores de Geografia da educação básica as possibilidades de adoção das Geotecnologias gratuitas (SIGs, aplicativos, entre outros) em ambiente escolar. Para tal serão apresentadas e discutidas possíveis atividades a serem realizadas no laboratório de informática da escola e também que podem auxiliar na realização do trabalho de campo. A oficina será realizada, na parte da tarde, com um trabalho de campo, e à noite no Laboratório Geotec, no IGEO/UFRJ.

Dia 15 de Março Dia 23 de Março- Quinta-feira

Alteração realizada devido à paralisação do dia 15 de Março.

Para cancelar sua inscrição em alguma oficina, envie um e-mail para igeo50anos@gmail.com com o assunto “Cancelamento de Inscrição” e informe no corpo do e-mail seu nome, o nome da oficina e o dia para o qual se inscreveu.
GeoRoteiro:
Geoturismo Urbano no Rio de Janeiro: conhecendo a geodiversidade existente nos monumentos pétreos da cidade

Ministrantes: Profa. Kátia Leite Mansur (Depto. Geologia). Discentes: Amanda Mozer; Renan Paiva e
Felipe Tadashi.
Vagas: 30
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Centro do Rio de Janeiro, em frente ao CCBB (porta para Candelária)
Inscrições Encerradas!

A cidade do Rio de Janeiro possui importantes monumentos pétreos na forma de cantaria de edifícios, chafarizes, calçamento, revestimento, piso, meio-fio, esculturas, etc. Estes materiais podem ter sua origem em antigas pedreiras da própria cidade ou, mesmo, como material importado de outros estados ou países. O objetivo desta oficina é percorrer parte do centro da cidade para identificar a rica geodiversidade presente nos monumentos e discutir a origem destes materiais pétreos e sua importância na construção da cidade.
Obs.: Ir com roupa e calçado apropriados para caminhada.

Dia 16 de Março – Quinta-feira
Oficina:
Coleta Seletiva Divertida: ensinando coleta seletiva do lixo na escola

Ministrantes: Márcia Diogo (Museu da Geodiversidade). Discentes: Karine Souto de Castro e Taíse
Almeida de Souza
Vagas: 15
Horário: 09:00 às 11:00
Local: IGEO/UFRJ, Auditório Pangea (corredor central do IGEO)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

A oficina coloca em destaque uma proposta lúdica direcionada ao público infanto juvenil com foco na questão do lixo. A atividade consiste no processo de coleta seletiva, que promove a separação do lixo em porções correspondentes, a fim de favorecer uma seleção do rejeito urbano e um maior aproveitamento no âmbito da reciclagem e da reutilização. Trata-se de uma ação manual e visual que possibilita a discussão sobre sustentabilidade e a conscientização da importância da reciclagem através da identificação dos produtos que utilizamos no nosso dia a dia e da associação com o impacto de sua obtenção e descarte para o planeta Terra.

Oficina:
A Meteorologia e a Sociedade

Ministrantes: Profs. Luiz Claudio Pimentel, José Ricardo França, Renata Libonati e Leonardo Peres (Depto. de Meteorologia)
Vagas: 20
Horário: 13:30 às 15:00
Local: IGEO/UFRJ, Departamento de Meteorologia, Auditório Novos Ventos (bloco H, 2º andar)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

Nos últimos tempos, muito tem se falado de recursos hídricos, poluição do ar, mudanças climáticas, desastres ambientais, energia renovável… todos esses, temas que afetam diretamente a qualidade de vida dos seres vivos no nosso planeta. Em todas estas temáticas os parâmetros da atmosfera e da superfície terrestre são de extrema importância para a compreensão dos fenômenos intrínsecos. Deste modo, o objetivo desta oficina é promover o desenvolvimento, a disseminação, a informação e a educação sobre a Meteorologia e as ciências afins, para promover e facilitar discussões sobre temas de importância do tempo e do clima nas mais diversas áreas da sociedade.

Oficina:
Bioconstrução Caiçara: aprendendo a fazer mobiliário de superadobe – Parte 1

Ministrantes: Profa. Letícia Parente (Depto. Geografia), Mestre Ticote Xavier Sobrinho, Grupo Raízes e Frutos, Grupo Viva Geomata. Discentes: Breno Totti Montes, Julia Sant’Anna Gomes de Rezende, Mauro Adriano Dias Nóbrega, Fernanda Merolla Piubel, Gabriela Porto da Luz Chianello, Huani Quintanilha Felinto, Pedro Berruezo Marques, Igor Rocha Ciancio, Carlos Alberto Piovesan, Luna Moreira e Malu França.
Vagas: 12
Horário: 14:00 às 16:00
Local: IGEO/UFRJ, Geomata (atrás do corredor H)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

Observação: A segunda parte desta oficina será ministrada na sexta-feira das 09:00h às 11:00h.

Raízes e Frutos é um projeto que visa a troca entre saberes tradicionais caiçaras e o conhecimento acadêmico, e que se baseia fortemente em princípios agroecológicos. Nossa proposta é trazer um mestre griô e permacultor da comunidade da Reserva Ecológica da Juatinga, para que possamos, de maneira conjunta e participativa, aprender e trocar conhecimentos em uma atividade prática de bioconstrução de um forno de barro. Promover essa oficina, além de propagar e valorizar um conhecimento tão belo e ecológico, é dar visibilidade e fortalecimento às comunidades que são constantemente esquecidas e subjugadas pelo Estado e pela sociedade. A programação prevista é dar início às atividades com uma apresentação do espaço da Geomata, seguida de uma roda de conversa e apresentação com o mestre griô Ticote. Finalmente, trabalharemos na construção de um forno de barro no Espaço de Vivências Alternativas Geomata (VivA Geomata), o que também trará uma grande contribuição no sentido de dar visibilidade ao espaço.

Oficina:
Turbante : valorização da estética negra, afrodescendente e afro-brasileira

Ministrantes:(Núcleo de Extensão de Grafias Heranças Africanas – NEGHA) e pelo Projeto Sócio cultural Afrontando
Vagas: 30
Horário: 18:30 às 20:00
Local: IGEO/UFRJ, Praça da Terra (corredor central do IGEO)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

A proposta da oficina de turbante tem objetivo valorizar a estética negra, afrodescendente e afrobrasileira e apresentar outras referências estéticas que contribuam para construção da autoestima da mulher negra-preta.

Oficina:
Stop Motion para se Manter em Movimento – Monstro do Pântano

Ministrantes: Guilherme Mattos, João Guilherme Casimiro e Ryan Campos (Núcleo de Estudos do
Quaternário & Tecnógeno – NEQUAT, Departamento de Geografia – IGEO/UFRJ)
Vagas: 10
Horário: 18:30 às 21:30
Local: IGEO/UFRJ, bloco H, térreo, sala H1-006
Clique aqui para fazer sua inscrição.

Um cientista luta contra as corporações que poluem um pântano em Louisiana (EUA), e logo após desenvolver uma fórmula que consegue biodegradar a poluição, seu laboratório sofre um atentado e ele cai envolto em chamas dentro do pântano, junto com a fórmula recém-descoberta. Dias depois emerge das águas um ser humanoide, que é chamado de Monstro do Pântano. Esse ser é o cientista, que busca meios de recuperar sua humanidade, até ser capturado e levado para pesquisas. Após se libertar do cativeiro, ele descobre que não é mais o cientista que morreu na explosão, e sim a vegetação do pântano que absorveu as memórias do cientista através da fórmula que ele desenvolveu. Ao entender seu lugar no mundo, o Monstro do Pântano passa a atuar ao lado dos seus semelhantes contra qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.
Utilizando a história do Monstro do Pântano, a oficina inicia um processo de produção coletiva de uma pequena animação, em stop motion. Tem caráter prático, e ao introduzir os princípios básicos da animação através da experiência, permite que o participante seja “mordido” pelo bichinho da animação. A partir daí o céu não é o limite!

Oficina:
Ervas Medicinais: tintura de boldo

Ministrante: Profa. Célia Paiva (Depto. de Meteorologia)
Vagas: 10
Horário: 9:00 às 12:00
Local: IGEO/UFRJ, Estação Conexão para o Futuro (em frente ao estacionamento do IGEO)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

O uso popular das ervas medicinais em remédios caseiros é muito difundido no interior do Brasil. No entanto, em áreas urbanas esse conhecimento está se perdendo. Dessa forma, o intuito desta oficina é colaborar com o resgate dessa tradição, proporcionando aos participantes uma prática segura de manipulação e uso caseiro da tintura de boldo. Adicionalmente, serão discutidas as questões envolvidas com os usos e cuidados relativos às ervas medicinais.

Oficina:
Compostagem

Ministrante: Profª Célia Paiva (Depto. de Meteorologia)
Vagas: 10
Horário: 13:30 às 15:00
Local: IGEO, Estação Conexão para o Futuro (em frente ao estacionamento do IGEO)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

A compostagem é uma maneira de processar os resíduos vegetais e animais e transformá-los em adubo que proporciona benefícios significativos à agricultura, bem como ganhos ambientais (redução significativa da geração de lixo orgânico, redução da contaminação do lixo não orgânico, o que facilita o processo de reciclagem, retorno da matéria orgânica para o solo, cultivo orgânico de alimentos, plantas, alimentos, meio ambiente e pessoas saudáveis). Durante a oficina, os participantes irão montar e aprender a manejar uma composteira feita com um balde plástico de 50 litros.

Oficina:
Cultivo em Horta Freática

Ministrante: Profª Célia Paiva (Depto. de Meteorologia)
Vagas: 10
Horário: 15:00 às 16:30
Local: IGEO/UFRJ, Estação Conexão para o Futuro (em frente ao estacionamento do IGEO)
Inscrições Encerradas!

A horta freática consiste em um vaso acoplado a um recipiente para o armazenamento de água. Dessa forma, a planta tem sempre esse recurso disponível para o seu consumo, o que evita o estresse hídrico tão prejudicial ao seu crescimento e desenvolvimento. Adicionalmente, esse modo de cultivo proporciona uma considerável economia, tendo em vista que somente há a reposição da água que foi consumida pela planta, sem desperdício. Durante a oficina os participantes irão montar e aprender a manejar uma horta freática feita com garrafas pets.

Contação de História:
O cabelo de Cora

Ministrantes: NEGHA – Núcleo de Extensão de Grafias Heranças Africanas – Prof. Eduardo Maia (Depto. de Geografia)
Vagas: 30
Horário: 15:00 às 17:30
Local: IGEO/UFRJ, Praça da Terra (corredor central do IGEO)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

A proposta da oficina é a utilização da contação de histórias para desconstruir as referências e estereótipos de beleza de referência branca ou europeia, apresentar outras referências estéticas, contribuir com a construção da autoestima e o empoderamento da criança negra.

Oficina:
Criação de Ferramentas Táteis para a Compreensão dos Processos Geológicos

Ministrantes: Aline Rocha (Museu da Geodiversidade) e Damiane Daniel (Direção Adjunta de Extensão do IGEO/UFRJ). Discentes: Tatiana Castro e Tainá Figueiredo
Vagas: 25
Horário: 18:00 às 20:00
Local: IGEO/UFRJ, Auditório Pangea (corredor central do IGEO)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

O objetivo dessa oficina é elaborar ferramentas pedagógicas acessíveis para ampliar o acesso ao conteúdo geocientífico. O método utilizado tem por base a percepção através das atividades sensoriais, possibilitando a difusão do conhecimento de forma lúdica e intuitiva através da cognição. Serão desenvolvidos dois mapas táteis. O primeiro será um mapa tátil de projeção interrompida, em forma de globo terrestre, e o segundo, um mapa2D, onde será possível explicar a Teoria da Deriva Continental e a Tectônica de Placas. Ambos os mapas serão confeccionados com materiais de baixo custo. O intuito é fazer com que os alunos captem informações e também as texturas dos materiais através de uma associação espontânea intuitiva. Com isso, pretende-se contribuir para ampliar o acesso à História da Terra de forma interativa e lúdica.

Dia 17 de Março – Sexta-feira
Oficina:
Os Materiais Terrestres: minerais, rochas, fósseis e água

Ministrantes: Profas. Cícera Neysi, Kátia Mansur, Lílian Bergqvist, Sílvia Regina de Medeiros e Prof.
Gerson Cardoso (Depto de Geologia)
Vagas: 25 (cada grupo)
Horário: 09:00 às 16:00
Local: IGEO/UFRJ, corredor externo do Departamento de Geologia e Museu da Geodiversidade
Clique aqui para fazer sua inscrição.

A oficina tem por objetivo mostrar aos estudantes da educação básica como os materiais terrestres são formados e como eles podem ser reconhecidos. Nesse âmbito, os alunos serão estimulados a trabalharem com metodologias simples que levem à determinação de minerais e rochas, ensinem métodos aplicados na Paleontologia e conceitos sobre ciclo hidrológico e poluição das águas subterrâneas. Os participantes circularão por 4 diferentes atividades e depois farão uma visita ao Museu da Geodiversidade.

Oficina:
Bioconstrução Caiçara: aprendendo a fazer mobiliário de superadobe – Parte 2

Ministrantes: Profa. Letícia Parente (Depto. Geografia), Mestre Ticote Xavier Sobrinho, Grupo Raízes e Frutos, Grupo Viva Geomata. Discentes: Breno Totti Montes, Julia Sant’Anna Gomes de Rezende, Mauro Adriano Dias Nóbrega, Fernanda Merolla Piubel, Gabriela Porto da Luz Chianello, Huani Quintanilha Felinto, Pedro Berruezo Marques, Igor Rocha Ciancio, Carlos Alberto Piovesan, Luna Moreira e Malu França.
Vagas: 12
Horário: 09:00 às 11:00
Local: IGEO/UFRJ, Geomata (atrás do corredor H)
Clique aqui para fazer sua inscrição.

Observação: Essa oficina terá sua primeira parte ministrada na quinta-feira das 14:00h às 16:00h.

Oficina:
Stop Motion para se Manter em Movimento – Monstro do Pântano

Ministrantes: Guilherme Mattos, João Guilherme Casimiro e Ryan Campos (Núcleo de Estudos do
Quaternário & Tecnógeno – NEQUAT, Departamento de Geografia – IGEO/UFRJ)
Vagas: 10
Horário: 14:00 às 17:30
Local: IGEO/UFRJ, bloco H, térreo, sala H1-006
Clique aqui para fazer sua inscrição.

Um cientista luta contra as corporações que poluem um pântano em Louisiana (EUA), e logo após desenvolver uma fórmula que consegue biodegradar a poluição, seu laboratório sofre um atentado e ele cai envolto em chamas dentro do pântano, junto com a fórmula recém-descoberta. Dias depois emerge das águas um ser humanoide, que é chamado de Monstro do Pântano. Esse ser é o cientista, que busca meios de recuperar sua humanidade, até ser capturado e levado para pesquisas. Após se libertar do cativeiro, ele descobre que não é mais o cientista que morreu na explosão, e sim a vegetação do pântano que absorveu as memórias do cientista através da fórmula que ele desenvolveu. Ao entender seu lugar no mundo, o Monstro do Pântano passa a atuar ao lado dos seus semelhantes contra qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.
Utilizando a história do Monstro do Pântano, a oficina inicia um processo de produção coletiva de uma pequena animação, em stop motion. Tem caráter prático, e ao introduzir os princípios básicos da animação através da experiência, permite que o participante seja “mordido” pelo bichinho da animação. A partir daí o céu não é o limite!

9 thoughts on “Programação IV ENEXPE – IGEO | UFRJ 2017

  1. A Coordenaçao Extensão/Oficinas IGEO.

    Escreva esta para solicitar inscrição na oficina GOOGLE EARTH COMO APOIO A NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.

    Por favor, me informe, se for possível a inscrição
    Att.
    Gislene Santos

    1. Os certificados serão emitidos dentro de um mês. Eles serão entregues através do e-mail cadastrado no ato da inscrição, para aqueles que solicitaram o recebimento de certificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *